domingo, 3 de abril de 2016

Astrofotografia na Serra do Rola Moça



Durante o evento de abertura do projeto "Astronomia na Serra do Rola Moça" em 2016, realizado no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, o astrônomo amador Gleison Quintão tirou esta bela foto da nebulosa de Carina. A foto foi tirada com o teléscopio (Stellarvue, 102 mm, F6,95) do Marcelo Sales Pinto, outro astrônomo amador participante do evento. 

Entre as atividades promovidas pelo projeto "Astronomia na Serra do Rola Moça" destacam-se um curso de formação de professores e atividades de popularização da Astronomia e Educação Ambiental para o público em geral. O projeto é uma parceria entre o IFMG e o CEFET-MG, com o apoio do Espaço do Conhecimento UFMG e do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

4 comentários:

  1. Belíssima imagem! Sabe informar mais detalhes da captura, como tempo de exposição, número de quadros e se a câmera é modificada ou original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Warley, foram 20 fotos de 30s, iso 6400 (não é o ideal) empilhadas pelo DSS e tratadas pelo Photo Shop. Usei uma montagem HEQ-5 para acompanhamento. A câmera é uma T3i Canon sem modificação. Usei também um filtro UHC para diminuir a poluição luminosa.

      Excluir
    2. Retificando, a maioria com iso 3200 e algumas com 6400.

      Excluir
  2. Olá Warley, se não me engano foi um único quadro, rs. Vou mandar o link para o autor da foto e ver se ele comnenta aqui. Abraço,

    ResponderExcluir