segunda-feira, 30 de maio de 2016

Terça Astronômica: Educação e Etnoastronomia

Cartaz de divulgação.
Na terceira edição do projeto "Terça Astronômica", o prof. Leonardo Marques Soares, prof. do IFMG e coord. do núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, ministrará a palestra "Educação e Etnoastronomia". Na sequência da palestra, os telescópios do GEDAI estarão a postos para a observação dos planetas Marte, Júpiter e Saturno.

OBS: Devido à agenda de disponibilidade do auditório, a Terça Astronômica de junho ocorrerá excepcionalmente numa QUARTA-FEIRA, dia 22/06.




Educação e Etnoastronomia

Resumo: 

A relação do homem com os fenômenos celestes acontece de formas variadas e está fortemente influenciada pela sua cultura. As constelações, para quem as criou e para os povos que delas fazem uso, podem ser entendidas não só como um agrupamento de estrelas, mas como a representação simbólica de um conjunto de valores, crenças e costumes próprios. O uso dos fenômenos celestes como referência para as suas práticas cotidianas e rituais, pode ser tomado como ponto de partida para o diálogo entre diferentes formas de conhecimento. Essas práticas culturais podem ser incorporadas aos currículos escolares, sendo sua vivência parte do processo educativo. Nesta palestra serão mostrados algumas possibilidades de abordagem de conhecimentos do campo da etnoastronomia para a educação básica e na formação de professores.

Dia e horário: 22 de junho (QUARTA), das 19h às 21h    
Local: auditório do campus I do CEFET-MG
Evento aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário