quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

2016 inicia com belo espetáculo no céu



Simulação no Stellarium, dia 08/01 às 05h da manhã.


2016 inicia com um belo encontro astronômico entre os planetas Vênus e Saturno. Para detalhes deste evendo, reproduzimos abaixo a mensagem do prof. João Canalle, Coord. da OBA.



Prezados Professores Representantes da OBA e ou MOBFOG, o ano de 2016 já se inicia com um belo espetáculo com uma rara conjunção no céu. Segundo Jair Barroso, astrônomo do Observatório Nacional e colaborador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), no dia 7 de janeiro haverá o encontro entre os planetas Vênus e Saturno nas proximidades de Antares, a estrela mais brilhante da constelação zodiacal do Escorpião.





Segundo Barroso, nesse período a Lua, a caminho da fase nova, irá complementar o quadro, tornando mais bonito o fenômeno. O astrônomo lembra ainda que tal formação é puramente perspectiva: “isto é, os astros estão apenas angularmente próximos”.



- A visibilidade do fenômeno abrange todo o território nacional, e poderá ser bem apreciado por aqueles que tiverem o horizonte leste (lado onde o Sol nasce) livre de obstáculos, pouco antes de findar a noite, na madrugada de 7 de janeiro - explica.



Vizinho da Terra, Vênus é o planeta conhecido como Estrela D´Alva, quando aparece do lado leste antes do amanhecer. Ele é também o de maior brilho do nosso sistema solar. Já Saturno é o famoso planeta dos anéis, que podem ser vistos mesmo com pequenos telescópios.



O astrônomo sugere ainda que os observadores mais interessados acompanhem a evolução dessa conjunção nos dias 8 e 9 de janeiro, principalmente no último dia. “Será quando Vênus estará a uma distância angular muito pequena de Saturno, eventualmente eles vão parecer um único astro a olho nu”. 


Se desejar pode usar o Stellarium (www.stellarium.org) para ver a proximidade entre os astros acima mencionado. Em nossa seção de VÍDEOS (www.oba.org.br) há explicações sobre como usar o Stellarium. É trivial.



Um abraço a todos.

Prof. João Canalle

Coordenador da OBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário