sábado, 5 de setembro de 2015

Astrofotografia no Rola Moça

Nebulosa Eta Carinae. Foto feita no Parque do Rola Moça.

Desde o ano de 2009, os amantes do céu que moram na região metropolitana de BH têm um importante espaço de observação astronômica: trata-se do evento “Astronomia na Serra do Rola Moça”, criado pelo prof. Leonardo Marques Soares (IFMG) em parceria com o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Desde o ano passado, este evento também conta com a parceria do GEDAI CEFET-MG, grupo que atua na promoção de atividades de extensão comunitária ligadas ao ensino e à divulgação de Astronomia.

Às vezes, o trabalho de extensão comunitária traz algumas surpresas interessantes. No último evento, ao conversar com um dos frequentadores assíduos do "Astronomia na Serra do Rola Moça", Gleison Quintão, descobrimos uma interessante coincidência. Seu filho, Thiago Quintão, é estudante do curso de Mecatrônica do CEFET-MG. Gleison Quintão, que é eng. eletrônico e de telecomunicações e funcionário da copasa, frequenta os eventos no parque para praticar uma de suas maiores paixões, a Astrofotografia. 


Gleison (à esq.) ao lado do filho Thiago (à dir.).
Abaixo, o astrofotógrafo comenta sobre a importância da Astrofotografia e do Parque do Rola Moça.

“A astrofotografia para mim é muito importante, pois através dela é possível compartilhar as maravilhas do universo para aqueles que não têm a oportunidade de observar em um telescópio. Outro ponto importante é a possibilidade de ver as cores dos objetos celestes, pois no escuro só enxergamos em preto e branco. Nos dias de hoje está difícil encontrar lugares bons para observações devido à poluição luminosa das cidades. A serra do Rola Moça é um lugar bom para observações, onde a região do pólo sul (região muito rica em objetos celestes) está oposta ao centro de BH, além de ser bem fácil e rápido o acesso. Parabéns à toda equipe pela iniciativa!”

Gleison também conta como começou a se aventurar na Astronomia.

“Com 16 anos de idade comecei a construir meu primeiro telescópio. Demorei 10 anos para fazer o espelho primário e mesmo assim não ficou bom. Depois comprei os espelhos do Porf. Bernardo Riedel e montei um bom telescópio.”

Mostramos abaixo algumas das fotos do astrofotógrafo tiradas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Para ver as fotos, clique no link abaixo.
















Sobre a técnica utilizada

Para quem se interessou em começar a praticar Astrofotografia, Gleison fala um pouco sobre a técnica que utiliza.

“Esta foto é para mostrar o método utilizado para localizar o Pólo Sul, primeiro passo a ser feito ao se iniciar uma observação astronômica.”
 



“Primeiro, localizamos a octante através do uso de um binóculo 10x50, depois traçamos um triângulo imaginário onde em uma das arestas está, aproximadamente, o Pólo Sul Celeste. Para este ponto, apontamos a caneta laser verde montada em um tripé separado, para não perder a referência.

Feito isto, preparamos o tripé do telescópio de forma que o eixo equatorial fique apontado exatamente para este ponto. Isto é importante para comodidade nas observações e para astrofotografias de longa exposição.”
 



Um comentário: