domingo, 7 de junho de 2015

Curso de extensão: Astronomia - Primeiros Passos


Curso de extensão
Astronomia – Primeiros Passos
Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi do CEFET-MG
Belo Horizonte – MG, 08 de agosto à 19 de setembro de 2015


Objetivo e motivação

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o estudo da Astronomia está associado aos Eixos Temáticos “Terra e Universo” (Ensino Fundamental) e “Universo, Terra e Vida” (Ensino Médio), com ênfase para a observação direta do céu. O objetivo deste curso consiste em abordar esta ênfase através da localização e observação dos objetos celestes. Serão destacadas estratégias de utilização do telescópio e de identificação e localização de objetos de interesse, como nebulosas, aglomerados de estrelas e planetas. A expectativa ao final do curso é de que os participantes estejam motivados a implementar projetos astronômicos nas escolas, a selecionar materiais de estudo e a interagir com grupos ligados a planetários, observatórios e ao estudo da Astronomia.

Público alvo
Docentes da Educação Básica e estudantes de licenciatura de áreas interdisciplinares aos eixos temáticos “Terra e Universo” e “Universo, Terra e Vida”. 
Carga horária

32 horas-aula.

Local
Duas das cinco aulas do curso serão realizadas no campus I do CEFET-MG, localizado na Av. Amazonas 5253, Nova Suiça, Belo Horizonte, MG. As três aulas restantes, com atividades de observação, serão realizadas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, localizado na Av. Montreal, s/número, Jardim Canadá, Nova Lima.
Período de realização

As atividades serão realizadas aos sábados, nos dias 08/08, 22/08, 29/08, 12/09 e 19/09.

Horário

Atividades temáticas: das 14h às 17h40 (todos os sábados). Atividades práticas de observação: das 18h às 21h20 (somente nos dias 08/08, 29/08 e 19/09).
Inscrições e informações

O curso é gratuito. O processo seletivo consistirá de análise de currículo (formato lattes ou vitae). Para se candidatar ao curso, basta enviar o curriculum (link do lattes ou arquivo) ao e-mail leogabriel@deii.cefetmg.br até o dia 08 de julho. No corpo do e-mail, o candidato deve expor os motivos de seu interesse pelo curso. A falta de resposta ou confirmação por parte do candidato poderá implicar na eliminação do mesmo.
 
Ementa

(1) A estrutura do Universo: Evolução Estelar, estrelas, estrelas duplas, estrelas variáveis, aglomerados, nebulosas, galáxias. A expansão do universo, cosmologia. (2) Localização e reconhecimento dos objetos celestes: Coordenadas celestes. O movimento aparente dos astros. Constelações. Uso de cartas celestes e programas computacionais de simulação do céu. (3) Instrumentos astronômicos: Tipos de telescópios, funcionamento, montagem e operação. (4) Objetos interessantes para observação. (5) A Astronomia como meio de ensino e extensão na escola.



Professores responsáveis

Leonardo Gabriel Diniz, Sidney Maia Araújo, Rogério Helvídio Lopes Rosa, Gustavo Henrique Reis de Araújo Lima e Ludilan Tavares Marzano e Rubem Santos P. de Souza.

Monitores: Daniel Vitor Santos, Dani, Danielle de Fátima Pereira, Karine Andrade Santos e Lucas Júnio A. V dos Reis.

Certificado

Serão conferidos certificados de conclusão do curso aos participantes com 80% de presença nas atividades.

Programação

Apoio

CEFET-MG e Parque Estadual da Serra do Rola Moça.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário