sábado, 16 de maio de 2015

Mostra de Foguetes CEFET-MG




De 10 a 15 de maio ocorreu a Mostra Brasileira de Foguetes do CEFET-MG, unidade Belo Horizonte. Nela, o objetivo das equipes consiste em projetar foguetes e lançá-los com o maior alcance possível. Com três equipes participantes, a competição reservou fortes emoções. Para conferir o relato da Mostra, clique no link abaixo.




No dia 10 de maio, em pleno domingo de dia das mães, as equipes "Hélix" e "Apolo -11" realizaram os primeiros lançamentos.


Equipe "Hélix". Da esquerda para direita, Caio, Arthur, Fábio e Wemerson.

A equipe “Hélix” foi formada pelos estudantes Caio Henrique, Wemerson Santos, Arthur Quadra e Fábio Sousa, alunos da segunda série do curso técnico integrado de Mecatrônica. Com um interessante processo de pressurização por etapas, a equipe conseguiu um alcance de 125 m no primeiro lançamento.

Equipe "Apolo -11". Da esquerda para direita, Luís, Lucas e Marco Antônio.

A equipe “Apolo -11” também foi composta por alunos da mesma turma, Marco Antônio, Luís Gabriel e Lucas Reis. Apesar de terem se preparado bem para a competição, a equipe teve sérios problemas nos primeiros lançamentos. Ao meio dia do dia das mães, eles realizaram seu último lançamento. Era tudo ou nada. Ou a frustração de um resultado negativo após todo o trabalho ou a alegria do esforço recompensado. E o lançamento foi fantástico, atingindo a incrível marca de 165 m! Confira o lançamento no vídeo. A emoção do grupo é engraçada e ao mesmo tempo contagiante.




Para aumentar a adrenalina, o grupo “Hélix” preparou novamente sua base para execução de seu último lançamento. Mais um lançamento fantástico. O foguete atravessou o campo e mergulhou em uma mata vizinha. Sem acesso à mata e com o horário avançado de 12h30 em pleno dia das mães, não foi possível realizar a medição. Com esta situação, todos ficaram sem saber se o foguete teria superado os 165 m da equipe “Apolo -11”. O enigma só foi solucionado no dia seguinte, por meio da ferramenta de medição de distância do satélite do Google, que acusou um alcançe de 151 m. 






Alcance do lançamento da equipe "Apolo -11", 165 m.

Alcance do lançamento da equipe "Hélix", 151 m.


A equipe “Apolo -11” ainda não podia comemorar, pois uma terceira equipe, chamada “A-29”, estava agendada para realizar seus lançamentos na sexta feira, último dia da mostra. A equipe era formada pelos estudantes Yuri Sacha, Denis Augusto e Irapuam Frederico, alunos da segunda série do curso técnico integrado de Eletrônica. Apesar de terem feito um esboço teórico da base e do foguete, a equipe não havia realizado nenhum teste prático de lançamento até aquele momento. Naturalmente, aqueles problemas que só aprendemos na prática fizeram questão de aparecer. Apesar disso, o grupo teve uma boa desenvoltura para atingir um honroso alcance de 53 m, que pode ser considerado uma boa marca para um primeiro lançamento.




Equipe "A-29". Da esquerda para direita, Yuri, Irapuam e Denis.




Fim da Jornada de Foguetes. Com os lançamentos fantásticos realizados, provavelmente, as equipes “Apolo -11” e “Hélix” serão convidadas para participar da Jornada de Foguetes, onde equipes de todo o Brasil terão contato com especialistas em Foguetes da Agência Espacial Brasileira. Este, sem dúvida, será o maior prêmio. A equipe “A-29” gostou da experiência e aprendeu a importância de conciliar a teoria com os testes práticos. Eles já estão motivados em continuar o projeto pensando na Mostra de Foguetes do ano que vem.

Este é o espiríto da Mostra de Foguetes, teoria, prática, muito trabalho e, principalmente, muita emoção. Como professor responsável pela Mostra, agradeço ao Centro Pedagógico da UFMG pela cessão do campo de futebol. Um agradecimento especial à servidora Acileia, com quem fiz o agendamento do campo. Pelo excelente desempenho dos alunos de Mecatrônica, não poderia deixar de agradecer ao professor Rubem Santos, que realizou um projeto de foguetes com a turma no ano passado. Certamente, a semente foi plantada ali. Por fim, agradeço a minha mãe e as mães dos meninos pela compreensão. Certamente, apesar das tensões geopolíticas geradas pelo atraso no almoço, valeu a pena!


Homenagem ao dia das mães



                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário