sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Atendendo a pedidos: novo redimensionamento do átomo

Prof. Fabio Rodrigues
Coordenação de Química/CEFET-MG
Publicado originalmente em http://astronomianovaledoaco.blogspot.com.br/

Levamos o resultado da nossa comparação proporcional entre a distância do núcleo ao primeiro elétron no átomo de hidrogênio com a distância do Sol até Plutão para os alunos em sala de aula (para ver o resultado clique aqui). O impressionante resultado provocou uma reação curiosa: "professor, continuamos sem noção!" Os alunos ficaram sem noção das distâncias, pelo motivo contrário: saímos do extremamente pequeno para o extremamente grande, de modo que continuou sendo difícil a visualização. Os alunos pediram então, que fizéssemos os cálculos com distâncias mais "concretas".
Atendendo ao pedido dos alunos, refizemos o cálculo, desta vez "ampliando" o núcleo do átomo de hidrogênio (próton) até o tamanho de uma bola de tênis de raio 3,25 cm, com proporcional aumento da distância do núcleo ao elétron. O cálculo é idêntico ao do outro post.
O resultado foi que, se o núcleo do átomo de hidrogênio fosse ampliado até o tamanho de uma bola de tênis, o elétron estaria proporcionalmente a uma distância de 2042,9 m, ou o equivalente a 17 campos de futebol ordenados um após o outro pelo lado do comprimento, considerando o comprimento máximo permitido (120 m)!
Para tornar a comparação com o outro post sobre o assunto também mais tangível, "reduzimos" o tamanho do Sol para o tamanho da mesma bolinha de tênis, e determinamos onde ficaria Plutão nesta escala. Se o Sol fosse do tamanho da bolinha de tênis, Plutão estaria a 275,9 m, ou o equivalente a "apenas" 2,3 campos de futebol!
 

Um comentário:

  1. Por isso não me ofendo quando dizem que sou vazio! Tudo é vazio! Sou um dos caras que sabe que é vazio e cheio de energia!

    ResponderExcluir