quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A Incrível Jornada de Foguetes

Relato de um professor emocionado.

Por Leonardo Gabriel

Equipes de Timóteo e BH representando o CEFET-MG na VI Jornada de Foguetes.

  
Você conhece a Jornada de Foguetes?  Para viajar nesta jornada, clique no link abaixo.

 
De 30/10 a 02/11 tive o prazer de participar da VI Jornada de Foguetes. Em 2012 já havia participado como professor representante da unidade de Timóteo. Este ano participei como representante da unidade de Belo Horizonte. Timóteo estava lá novamente, desta vez representada pelo professor Weber.

A Mostra Brasileira de Foguetes é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). As equipes têm o objetivo de lançar um foguete feito de garrafa PET com o maior alcance possível. A única limitação é o combustível, que deve ser baseado na reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio. Cada equipe deve usar os seus conhecimentos de ciência e tecnologia para projetar o foguete e sua respectiva base de lançamento. As equipes têm direito a dois lançamentos, sendo classificadas de acordo com os alcances atingidos. As melhores equipes do Brasil são convidadas a participar da Jornada de Foguetes, que ocorre em um hotel fazenda no município de Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

A participação neste evento é uma experiência acadêmica singular. Durante a programação tivemos algumas palestras imperdíveis, como a apresentação do astronauta Marcos Pontes sobre a sua missão na estação espacial internacional, a palestra sobre sobre Foguetes do M.Sc. Danton, do Instituto de Aeronáutica e Espaço, e a palestra do Tenente Élio sobre o Centro de Lançamento da Barreia do Inferno.


Marcos Pontes fala sobre sua trajetória e sobre sua missão na Estação Espacial Internacional. Créditos da foto: OBA.

Este contexto científico-tecnológico, por si só, já faria deste evento uma oportunidade acadêmica única para os professores e alunos participantes. No entanto, por mais incrível que pareça, este não é o ingrediente principal desta jornada. Com a participação de 63 equipes vindas dos quatro cantos do Brasil, a Jornada de Foguetes contou com escolas de todos os tipos: particulares, estaduais e federais. Desde escolas de metrópoles como SP até pequenas cidades com Aracaú no Ceará. Escolas, professores e alunos trazendo as múltiplas realidades de um país chamado Brasil. Apesar de ser uma competição acadêmica, a rivalidade entre as equipes não faz parte dos objetivos da comissão organizadora. O principal objetivo consiste na troca de experiências, na aquisição e na multiplicação dos conhecimentos adquiridos. Como professor, é emocionante ver este objetivo sair do papel e se materializar plenamente no comportamento das equipes. Para a maioria delas, o sonho de ganhar a competição se torna um pequeno detalhe perto da grandeza de chegar até ali e de poder levar de volta para a sua escola/cidade um pouco da experiência e conhecimentos adquiridos.

Equipe CEFET-MG BH durante apresentação do projeto. Da equerda para direita: Otávio, Anderson, Danielle e Daniel. Créditos da foto: OBA.

A Jornada de Foguetes também cumpre outro importante objetivo para o país, que consiste na atração de jovens talentos para as áreas científicas e tecnológicas.

Como educador, não tenho a menor dúvida da importância desta experiência para a vida destes alunos. A equipe do CEFET-MG Timóteo de 2012 era composta por quatro alunos: Renato, Samuel, Adriano e Robison. De origem humilde, os fogueteiros de Timóteo tinham grandes sonhos. Atualmente, Renato é aluno do curso de graduação em Engenharia Aeroespacial na UFMG. A participação no evento foi importante para confirmar seu interesse nesta área. Robison Davi tinha um desejo e um grande potencial para a área de Astronomia. Infelizmente, seu sonho acabou interrompido por um acidente. Hoje ele mora em Antares (sua estrela preferida) e se eternizou como exemplo no pensamento e na saudade das pessoas que o conheceram. Samuel cursa medicina na UFES e Adriano é aluno de Odontologia na UFRJ. Apesar de não seguirem a área de ciências exatas, eles se divertiram e aprenderam bastante na jornada.

Equipe CEFET-MG Timóteo 2012. Da esquerda para a direita: Prof. Leonardo, Robison, Renato, Samuel, Adriano e prof. Carlos Eduardo.


Equipe Timóteo 2014 recebendo a premiação. Da esquerda para a direita: Estevão, prof. Weber, Canalle (organizador), Cássio, Gustavo e Deivison.

A equipe de BH de 2014 é composta pelos estudantes Daniel, Anderson, Danielle e Otávio. No futuro, Danielle e Otávio pretendem cursar Engenharia. Anderson sonha em se tornar um físico teórico com atuação na área de cosmologia. Daniel tem o sonho de ser piloto de avião da Academia da Força Aérea Brasileira, seguindo os passos iniciais do astronauta Marcos Pontes. Embora já tivesse este sonho antes da jornada, certamente, a palestra do astronauta aumentou as suas asas.



Para finalizar, é importante destacar a importância dos apoios financeiros que tornaram este sonho possível. Parabéns as diretorias das escolas federais pelo apoio. Parabéns às secretarias de ensino que, como a do Ceará, patrocinou a ida de várias equipes. E parabéns aos professores e alunos guerreiros que, mesmo sem os patrocínios formais, fizeram rifas e buscaram apoio de patrocinadores comerciais para viajar.


Testemunhos dos fogueteiros de Timóteo:


Samuel
Ex-fogueteiro do CEFET-MG, unidade de Timóteo (equipe 2012)

Aluno de Medicina da Universidade Federal do Espirito Santo



 


Renato

Ex-fogueteiro do CEFET-MG, unidade de Timóteo (equipe 2012)

Estudante do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG


"Participar da jornada de foguetes foi uma experiência incrível e uma grande oportunidade de ver na prática muito do que tinha estudado em física e química. Foi também muito importante para eu descobrir minha aptidão em engenharia aeroespacial e continuar meus estudos na área. Fico muito feliz em ver meus colegas (equipe Timóteo 2014) dando continuidade no trabalho que começamos.


Adriano
Ex-fogueteiro do CEFET-MG, unidade de Timóteo (equipe 2012)

Aluno do curso de Odontologia da UFJF



Posso dizer que ir à jornada de foguetes foi uma experiência única. Além de conhecer lugares e pessoas novas, de culturas bem diferentes das nossas, foi uma maneira de aprender um pouco mais das ciências exatas de uma forma mais descontraída e divertida. Além disso, participar de uma equipe de feras em matemática, física e química foi muito legal. É uma oportunidade que agradeço ao CEFET-MG e que não vou esquecer jamais. 


Mostra Brasileira de Foguetes do CEFET-MG Timóteo, 2012
 






Equipe CEFET-MG Timóteo treinando para a Jornada.

 


Mais fotos



Tenente Élio fala sobre o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, localizado em Natal.


Equipe campeã. Com uma alcance de aproximadamente 330 m, eles bateram o recorde de todas as edições. Créditos da foto: OBA.

Apresentações. Créditos da foto: OBA.

Apresentações. Créditos da foto: OBA.

Apresentações. Créditos da foto: OBA.

Apresentação das meninas super poderosas. Créditos da foto: OBA.



Apresentações. Créditos da foto: OBA.

Apresentações. Créditos da foto: OBA.

Apresentações. Créditos da foto: OBA.

Foto oficial do evento. Aproximadamente 300 pessoas de escolas dos quatro cantos do Brasil. Créditos da foto: OBA.

Lançamento. Créditos da foto: OBA.
Foguete Sidão/Gabriela, lançado pela equipe CEFET-MG BH. Com um alcance de 116,60 m, ele foi lançado do fundo da foto, onde se vê alguns pneus brancos pequenos.

Lançamento. Créditos: OBA.

Lançamento. Créditos: OBA.


Uma foto com o astronauta Marcos Pontes.

Equipe CEFET-MG BH.
Recebendo a premiação pela quarta melhor apresentação segundo a avaliação da comissão de professores.

Premiações pelos lançamentos. Da esquerda para a direita, os troféus de campeão, vice-campeão e menção honrosa.


Um comentário:

  1. Adorei saber que correu tudo bem. E vocês compartilharam experiências e se divertiram. Abraços!!!

    ResponderExcluir